postado em 25/06/2008 18:56
A empresa peruana PetroTech anunciou nesta quarta-feira (25/06) a descoberta de uma jazida de gás natural que pode alcançar uma produção 20 milhões de pés cúbicos diários na costa norte de Peru, informou nesta quarta-feira a imprensa do país.
A descoberta, localizada a 7,5 quilômetros da costa de Piura, cerca de mil quilômetros ao norte de Lima, teria reservas potenciais de gás entre 350 e 840 milhões de pés cúbicos, segundo o jornal "El Comercio".
Este novo campo, batizado como São Francisco, é a segunda descoberta de gás em rochas paleozóicas no noroeste do Peru, depois da descoberta em 2007 do campo de gás de San Pedro, onde poderia haver cerca de 360 milhões de pés cúbicos de gás. A companhia, que encontrou a jazida no fim de semana passado, informou que agora procederá a avaliação e perfuração dos poços para determinar o potencial do descobrimento.
A PetroTech gastou US$ 10 milhões nos trabalhos de exploração sísmica e perfuração da zona, e estimou que os investimentos projetados para um eventual desenvolvimento dos campos rondaria os US$ 120 milhões. Este montante se destinaria à instalação de outras seis plataformas de perfuração e 15 poços adicionais.
Segundo informa a emissora Radio Programas do Peru, com estes descobrimentos, as reservas potenciais de gás no norte do Peru poderia variar entre 600 e 1.200 bilhões de pés cúbicos. A PetroTech administra um total de cinco lotes de exploração em Piura, resultado de um contrato de operações em hidrocarboneto com Perupetro, a empresa pública peruana responsável da gestão de gás e petróleo.
A jazida de Camisea, a mais importante do país e situada na região dos andes de Cuzco, tem 13,6 trilhões de pés cúbicos em reservas. Em março deste ano, a empresa BPZ Energy anunciou o descobrimento de uma serva que poderia alcançar uma produção de 40 milhões de pés cúbicos diários.