postado em 30/06/2008 08:18
Após a forte queda registrada na sexta-feira (27/06), os principais mercados asiáticos iniciaram a semana em ligeira baixa. O mau resultado em Wall Street e os contínuos temores sobre a alta nos preços do petróleo foram os principais fatores externos. A exceção foi a Bolsa de Hong Kong, que fechou em ligeira alta por conta da presença de investidores à procura de barganhas no setor de telecomunicações, além dos ganhos da produtora de petróleo CNOOC, cujas ações subiram 2,4%. O índice Hang Seng ganhou 59,66 pontos, ou 0,27%, e terminou aos 22.102,01 pontos, com fraco volume de negociações. Entre as blue chips, HSBC perdeu 0,8%.
A queda nas ações do setor financeiro, por conta de preocupações de que o governo chinês irá manter a política de aperto monetário em virtude da alta na cotação do petróleo, fez as Bolsas da China fecharem em ligeira baixa. O resultado só não foi pior porque empresas com sede em Xangai apresentaram alta por causa de notícias na imprensa de que um parque temático da Disney será construído na cidade. O índice Xangai Composto caiu 0,5% e encerrou aos 2.736,10 pontos. O Shenzhen Composto perdeu 0,3% e terminou aos 793,13 pontos.
O enfraquecimento do dólar em relação às principais moedas internacionais na sexta-feira empurrou o yuan para um novo recorde de valorização em relação à unidade norte-americana - o dólar chegou a ser vendido a 6,8547 yuans. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8543 yuans, abaixo do fechamento de sexta-feira, que foi de 6,8622 yuans.
A Bolsa de Taipé, em Taiwan, estendeu as perdas da semana passada, liderada pela queda nos papéis das pequenas e médias empresas devido às chamadas de margem. O índice Taiwan Weighted caiu 0,3% e encerrou aos 7.523,54 pontos. Na Coréia do Sul, o mercado fechou novamente no campo negativo. Em sessão com fraco volume de negociações, o índice Kospi da Bolsa de Seul caiu 0,6% e fechou aos 1.674,92 pontos. O mercado filipino apresentou ligeira baixa. A presença de investidores em busca de ofertas de ocasião ofuscou, em parte, as contínuas aversões ao risco da alta do petróleo e à desvalorização em Wall Street. O índice PSE Composto, da Bolsa de Manila, caiu 0,3% e fechou aos 2.459,98 pontos. A Bolsa de Sydney, na Austrália, encerrou o seu pior ano financeiro desde 1982, com um ligeiro declínio dominado pelo enfraquecimento dos papéis do setor financeiro. O índice S/ASX 200 perdeu 0,4% e encerrou aos 5.215,3 pontos.
A Bolsa de Cingapura encerrou em ligeira baixa, uma vez que os investidores preferiram sair do mercado realizando os ganhos obtidos na manhã. O índice Straits Times perdeu 0,3% e fechou aos 2.947,54 pontos. Também na contramão, o mercado indonésio encerrou em alta, provavelmente por conta de compras de fundos institucionais para melhoria de portfólio devido ao fim do primeiro semestre.