postado em 01/07/2008 21:06
A Argentina liberou meio milhão de toneladas de trigo para atender às necessidades do Brasil, revelou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (1°/07), ao final da Cúpula do Mercosul, em Tucumán.
Lula disse ainda que o Brasil está pronto para vender energia elétrica à Argentina para enfrentar a elevada demanda no inverno.
As exportações de trigo argentino ao Brasil foram interrompidas em duas ocasiões este ano, devido a problemas internos na Argentina, o que gerou complicações no mercado brasileiro.
A questão do trigo foi analisada por Lula e pela presidente argentina, Cristina Kirchner, durante um encontro paralelo à Cúpula de Tucumán, 1,3 mil km ao norte de Buenos Aires.
"A presidente Cristina me disse que foram liberadas 500 mil toneladas de trigo para o Brasil", declarou Lula, em entrevista coletiva.
Energia
Lula destacou que o Brasil tem água suficiente em suas represas para fornecer energia à Argentina e também ao Uruguai.
O presidente brasileiro disse que a integração energética é decisiva para a América do Sul e ressaltou a importância da interconexão das redes da região.
"Felizmente, nossos lagos estão cheios e poderemos ajudar os países amigos. Para nós, as linhas de transmissão elétrica são tão importantes como achar petróleo", insistiu.