postado em 02/07/2008 08:19
As empresas de ônibus que oferecem viagens interestaduais e internacionais foram alvo da fiscalização do Procon-DF nesta terça-feira (1º/07). As 23 viações vistoriadas foram notificadas e terão 10 dias para apresentar defesa. Duas delas, a Viação Transbrasiliana e a Viação Araguarina, apresentaram liminares que as isentam do cumprimento do Estatuto do Idoso, que garante duas vagas gratuitas a pessoas com mais de 65 anos em viagens interestaduais.
De acordo com o diretor de fiscalização do Procon, Jarcy Budal, denúncias motivaram a operação na Rodoferroviária. ;Recebemos reclamações de idosos que alertaram sobre a falta de reserva de dois lugares gratuitos nas viagens;, afirmou. As queixas não foram confirmadas nos guichês visitados, mas faltavam informações sobre tabelas de preço, formas de pagamento e dados do Procon na passagem e nas notas fiscais.
A blitz continua nesta quarta-feira (02/06) com a fiscalização de mais 10 empresas. ;São muitas viações e por isso voltaremos. Em 10 dias, revisitaremos as que foram notificadas para checar se as irregularidades foram corrigidas. Se não forem, elas responderão a processo administrativo e podem ser multadas;, concluiu.