postado em 02/07/2008 13:49
Apesar da elevação dos índices de inflação, o presidente Lula Inácio Lula da Silva avaliou, em Curitiba, que a situação do país é "confortável". "Dentre os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil é o país que tem menos inflação. Portanto, nós estamos numa situação confortável, dentro da meta que nós estabelecemos de 4,5%, com dois para cima e dois para baixo", afirmou.
Após anunciar o Plano Agrícola e Pecuário 2008/09, o presidente lembrou que a inflação brasileira é causada, sobretudo, pelo setor de alimentos. Os preços desses produtos têm sido impulsionados pela crescente demanda mundial. "O que nós temos consciência é que a única e melhor forma para a gente combater a inflação é aumentar a produção. Quanto mais alimentos nós tivermos, mais nós vamos poder oferecer comida a um preço mais barato", afirmou.
Lula também defendeu a idéia de um plano agrícola para o longo prazo em substituição à política atual, que é anunciada todos os anos. "O que nós queremos, daqui para frente, não é todo ano anunciar um plano. Nós poderemos ter um plano para cinco anos. Na medida em que as regras estão bem estabelecidas, com políticas de seguro e de financiamento, as pessoas já sabem como têm que proceder para plantar", afirmou.
O presidente Lula avaliou ainda a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) para liberalização comercial. Na avaliação do presidente, o acordo para destravar as negociações está próximo. "Nós temos dito para todos os governantes que, se não fizermos um acordo, não estaremos contribuindo para que haja o fortalecimento da democracia, da paz e, sobretudo, para diminuir a imigração com que os europeus estão preocupados", afirmou.