postado em 03/07/2008 11:39
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança nesta quinta-feira (03/07) edital que prevê 700 oportunidades temporárias para o cargo de agente censitário, que exige nível médio. Serão oferecidas vagas para 492 cidades, sendo que São Paulo, Minas Gerais e Bahia são os estados que possuem mais cidades atendidas por este processo seletivo. Para Brasília, serão destinadas quatro vagas.
Os novos servidores devem atualizar mapas e cadastros que servirão de base para o Censo 2008, entre outras tarefas. O concurso será regido pela Consulplan Consultoria. As informações estão no Diário Oficial da União, página 171, terceira seção.
A remuneração para o cargo é de R$ 600, com direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, férias e 13º salário. A jornada é de oito horas de trabalho diárias. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter boa capacidade auditiva e verbal, facilidade com mapas, capacidade de locomoção em zonas urbanas e rurais.
Os concorrentes serão submetidos a provas objetivas, com questões de língua portuguesa, geografia, raciocínio lógico, noções de informática e conhecimento gerais, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação deve acontecer no dia 21 de setembro e terá duração de quatro horas. Os contratos terão validade de 30 dias, podendo ser renovados por igual período, de acordo com as necessidades do órgão.
As inscrições podem ser feitas dos dias 22 de julho a 13 de agosto, através do site www.consulplan.net. Para inscrições presenciais, que podem ser feitas nas agências dos Correios credenciadas, os candidatos têm prazo menor: de 31 de julho a 13 de agosto. A taxa custa R$ 14,50.