postado em 03/07/2008 15:39
O primeiro trator financiado com recursos do Plano Safra Mais Alimentos, entregue nesta quinta-feira (3/07) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai duplicar a produção da Chácara Bela Vista, no Núcleo Rural Chapadinha, em Brazlândia, cidade do Distrito Federal, a cerca de 50 quilômetros de Brasília. Essa é a expectativa do agricultor rural e dono da propriedade, Fernando Kubota.
Acompanhado de toda a família, Kubota recebeu o presidente Lula e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, e mostrou sua propriedade, com pés de goiabas carregados.
;A gente espera dobrar, ou até mais, a produção no período de um ano;, afirmou Kubota. O produtor de goiabas disse ainda que o trator de 70 cavalos vai ajudar também na propriedade do seu pai, que fica ao lado e produz, além de goiaba, morango e verduras.
Para Kubota a agricultura familiar está precisando de mais incentivos para aumentar a produção. ;É preciso lembrar que a gente existe. Com todas as dificuldades que a gente passa, acho que com esse plano tudo vai melhorar na vida da gente, dos pequenos (produtores);.
A finalidade do Plano Safra Mais Alimentos, que o governo anuncia hoje, é dobrar a produção de cada agricultor familiar. Com isso, a expectativa do governo é de que a oferta de alimentos no país seja ampliada e a alta dos preços no mercado interno, contida. Uma da metas é que sejam produzidas 18 milhões de toneladas de excedente de alimentos a cada ano.
Segundo o MDA, na safra 2008/2009, serão investidos R$ 6 bilhões e 300 mil produtores serão beneficiados. Até 2010, estão previstos investimentos de R$ 25 bilhões, atendendo a 1 milhão de produtores.