postado em 03/07/2008 20:29
O Procon informou nesta quinta-feira (3/07) que notificou a Telefônica a prestar esclarecimentos sobre a pane na internet no estado de São Paulo. A empresa tem 24 horas para responder aos questionamentos da entidade, incluindo os motivos da pane, a solução encontrada e o ressarcimento dos clientes Speedy que ficaram sem o serviço. Quem sofreu prejuízos, pode pedir indenização na Justiça.
A pane, que começou ontem à tarde e se intensificou durante a madrugada de hoje, interfere em serviços essenciais para a população, como retirada de documentos, realização de boletins de ocorrência e até bancários. O problema ocorre em razão de uma falha técnica na rede da Telefônica, que prejudica os serviços de transmissão de dados oferecidos pela empresa. A empresa afirma que técnicos estão trabalhando para diagnosticar as causas da falha e restabelecer o serviço, mas não soube informar quantos assinantes são afetados. Não há prazo para normalização do serviço. A empresa tem 2,2 milhões de clientes Speedy.
O Procon informou que a empresa deverá fazer um abatimento nos valores cobrados dos clientes proporcional ao período em que o serviço ficar indisponível.
A instituição informou ainda que os clientes que tiveram prejuízos financeiros ou danos em função da ausência da internet deve recorrer à Justiça contra a Telefônica e pedir indenização.
Embora a empresa tenha informado que o problema atinge, principalmente, clientes corporativos, há queixas de clientes individuais sem a conexão ou com serviço precário.
A e-bit, consultoria de comércio eletrônico, e lojas com vendas pela internet, como Mercado Livre e Magazine Luiza, ainda contabilizam possíveis perdas de negócios e de pesquisas de consumidores pela internet. O balanço deve sair ao final do mês.