postado em 04/07/2008 11:23
O ex-diretor do Grupo Pão de Açúcar Pedro Janot assumirá na segunda-feira (07/07) a presidência da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, de propriedade de David Neeleman, fundador da americana JetBlue. Janot é formado em administração de empresas pela Universidade Candido Mendes, com pós-graduação em recursos humanos pela PUC do Rio de Janeiro e MBA pelo IBMEC. Além da rede de supermercados, ele já passou por Mesbla, Americanas, Richard´s e Zara.
"Estamos realizados com a chegada de Pedro Janot, um profissional de primeira linha, com sólida carreira construída através de cases de reconhecido sucesso empresarial. Um deles foi a operação de start up da Zara no Brasil, onde Pedro foi responsável por implantar, com inegável sucesso, a empresa em todo o país. Essa experiência será fundamental para ajudar em nossos planos de estabelecimento e crescimento acelerado de nossos serviços", disse Neeleman em nota à imprensa.
Para Janot, sua experiência em iniciar projetos empresarias o motivaram para aceitar a proposta de Neeleman. "Aceitei este enorme desafio por acreditar que a Azul vai decolar e voar muito alto. O modelo de negócios e as inovações que a companhia vai trazer são fascinantes."
Baixo Custo
O início das atividades no mercado doméstico da Azul está previsto para 2009 e no internacional, em 2012. A proposta da empresa é seguir com o modelo de baixo custo, implementado por Neeleman na JetBlue.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou no mês passado a constituição jurídica da companhia, mas o processo para iniciar as operações aérea ainda está em tramitação.
A empresa foi apresentada em 2007 com orçamento de US$ 150 milhões para investimentos na fase de lançamento. A expectativa da Azul é que até 2013 a frota formada por 76 jatos Embraer 195 sirva as principais cidades brasileiras.