postado em 04/07/2008 16:15
A indústria automotiva instalada no Brasil vem perdendo mercado na exportação de veículos enquanto que seus concorrentes no mercado internacional ampliam as vendas. Entre os motivos está a pressão cambial, com a desvalorização do dólar, além do aumento na competição com outros países.
O movimento não chega a comprometer a produção local, já que o mercado doméstico está super aquecido e chega a pressionar a capacidade instalada das empresas, mas preocupa o setor, que defende maior presença dos carros produzidos no Brasil. O maior comprador do Brasil é a Argentina, com participação de cerca de 30%.
De janeiro a abril deste ano, o Brasil registrou queda de 4% nas unidades exportadas. No mesmo período, em média, os demais países anotaram crescimento de 5% nos veículos embarcadas. Em 2007, enquanto o Brasil registrou queda de 6,8% na exportação, os concorrentes marcaram aumento de 11,5%.
Outros fatores possíveis para tal movimento. Nem todos os países tem a demanda local tão aquecida quando o Brasil, o que favorece as vendas externas. Algumas empresas também aproveitam suas unidades na América Latina para produzir modelos e, depois, trazê-los ao Brasil.
As empresas instaladas aqui não registraram perda de receita no primeiro semestre deste, pelo contrário. Foram US$ 6,873 bilhões, um aumento de 11,8% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado.
Importação
Na outra ponta, a participação dos importados entre os veículos vendidos no Brasil chegou a 12,8% em junho deste ano, contra 7,5% em junho de 2006, por exemplo.
Foram 32.765 veículos importados vendidos no Brasil no mês passado, alta de 66,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
No primeiro semestre as vendas somam 175.167 unidades, crescimento de 64,4% em relação ao mesmo intervalo de 2007.