postado em 08/07/2008 15:41
A fabricante italiana de automóveis Fiat irá fechar quatro de suas cinco unidades de produção no país por três semanas entre setembro e novembro - uma semana a cada mês do período - devido à queda nas vendas. Os fechamentos deverão acarretar a dispensa temporária dos funcionários das unidades afetadas, com salários reduzidos - o número de empregados afetados pela medida não foi informado.
As vendas de carros na Itália caíram 19,5% em junho, e os registros de veículos da Fiat no país caíram 16,5%. A queda é atribuída ao fim de um esquema do governo do ano passado, de subsídio na troca de um carro usado por um novo. A alta do petróleo - e o efeito sobre os preços dos combustíveis-- e o desaquecimento econômico também afetaram a confiança dos consumidores.
No último dia 3, a Fiat informou que iria reduzir a produção do caminhão leve Iveco Daily e que daria uma dispensa de quatro dias a cerca de 6.000 funcionários neste mês na unidade de Melfi.
O executivo-chefe da Fiat, Sergio Marchionne, disse na semana passada que condições adversas de mercado afetaram a Fiat, menos da América Latina e no setor de máquinas agrícolas. Ele disse também que as linhas de produção do Lancia Delta e do Ducato não serão interrompidas.
A Fiat normalmente suspende a operação de suas linhas de produção durante parte do mês de agosto.
Marchionne disse que não há razões parta alterar as metas da empresa para 2008. "Estamos fazendo o melhor e o importante será ver como o terceiro e o quarto trimestres irão seguir."