postado em 08/07/2008 18:52
A americana Anheuser-Busch, fabricante da cerveja Budweiser, prestou queixa contra a concorrente belgo-brasileira InBev, que lançou no mês passado uma oferta hostil de US$ 46 bilhões, para impedi-la de se dirigir diretamente a seus acionistas.
A Anheuser-Busch entrou com a ação num tribunal de Saint-Louis (Missouri, centro dos EUA) para pedir a suspensão das tentativas em curso da InBev, segundo o texto do recurso, publicado nesta terça-feira.
"A InBev está conduzindo um projeto ilegal para adquirir a Anheuser a preço vil através de uma campanha de rumores dirigida antes do anúncio da oferta e de informações enganosas para os acionistas sobre as modalidades financeiras" da proposta, denunciou o grupo americano.
A Anheuser questiona as capacidades de financiamento da InBev. "Levando em conta o estado atual do mercado do crédito, nenhum investidor ou instituição financeira poderia trazer de forma incondicional US$ 40 bilhões a uma empresa para lhe permitir concluir uma oferta hostil", afirmou.
Desde a rejeição formal de sua oferta, a InBev reiterou a intenção de querer estabelecer um "diálogo construtivo" com a Anheuser.