postado em 08/07/2008 21:02
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão disse nesta terça-feira (8/07) que a 8ª rodada de licitações de blocos para a exploração de petróleo poderá ser retomada até o fim do ano. A rodada foi suspensa judicialmente e nunca foi retomada porque 11 blocos estão muito próximos à região do pré-sal, onde a Petrobras prevê encontrar grandes reservas.
Para a região do pré-sal, porém, Lobão disse "não ter pressa". Ele disse que os estudos sobre mudanças na legislação para a exploração desses blocos deverão ser concluídos até o fim do ano.
"A abertura de novos blocos para a exploração a meu ver não é oportuna até porque não há equipamentos, não há sonda no mercado internacional em numero suficiente para atender a demanda", afirmou.
Minérios espera que seja criada uma agência reguladora para o setor mineral já no começo do próximo ano. Após participar de audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Lobão afirmou que existe um grupo de trabalho dentro do Ministério de Minas e Energia estudando a criação de uma Agência Nacional de Minérios.
"Espereo que até o começo do próximo ano estejamos enviando, pela Presidência da Republica, um projeto de lei ao Congresso Nacional criando a agência. Suponho que dentro de oito meses possamos ter a agência criada", afirmou.
De acordo com o ministro, a nova agência poderá englobar a estrutura doDepartamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).