postado em 09/07/2008 09:28
O diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, advertiu nesta quarta-feira (09/07) que a inflação em alguns países emergentes da América Latina e da África "está ficando descontrolada".
"Em alguns países emergentes e de baixas rendas, a inflação está ficando descontrolada. Isso quer dizer que a política monetária provavelmente deva ser ajustada", declarou Strauss-Kahn a um grupo de jornalistas em Toyako, no norte do Japão, durante a reunião de cúpula do G8 (grupo dos sete países mais ricos e a Rússia).
Strauss-Khan não indicou exatamente a quais países se referia, mas afirmou que se tratava de nações de América Latina e África.
O diretor-gerente do FMI, que se reuniu em Toyako com os líderes do G8, disse que "o crescimento é uma questão importante", mas que "a inflação é provavelmente hoje a maior ameaça para a economia mundial".
Também considerou que ampliar o G8 (formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Japão e Rússia) para outros países é "certamente uma boa idéia".