postado em 09/07/2008 10:25
Grandes empresas de informática, como Microsoft, Sun Microsystems e Cisco, estão mobilizados nos últimos meses para corrigir uma grave falha de segurança na internet e devem divulgar, nesta semana, um "patch" (pacote de correção).O especialista em segurança Dan Kaminsky, da IO Active, descobriu há seis meses esta falha no DNS ("Domain Name Service") --sistema que traduz endereços em números IP de onde os sites estão hospedados.
Kaminsky reuniu então os grandes grupos ligados à internet, que trabalharam discretamente durante meses para encontrar uma solução. O "patch" será distribuído nesta semana a empresas e internautas, em geral por meio de atualizações automáticas dos sistemas.
A falha poderia ter permitido que piratas redirecionassem qualquer endereço da web para outros sites e, assim, controlar o tráfego da internet no planeta.
Havia um risco especial de "phishing" (furto de dados pessoais pela web). Como quando piratas virtuais dirigem os internautas, sem seu conhecimento, para falsos sites como de bancos, podendo capturar senhas e outros dados fundamentais.