postado em 09/07/2008 11:33
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, aprovou nesta quarta-feira (09/07), por unanimidade e sem restrições, a fusão entre a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM), anunciada este ano. A votação no conselho foi feita em rito sumário, um procedimento adotado quando o órgão entende que não há nenhum risco à economia.
A BM Bovespa protocolou, na última sexta-feira (dia 4), o pedido de registro de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Naquele mesmo dia, o presidente do Conselho de Administração da BM Bovespa, Gilberto Mifano, disse que a expectativa é de que até meados de agosto a empresa receba o registro e comece a negociar seus papéis no pregão da Bovespa.
Enquanto não for concluído o processo de registro perante a CVM e de listagem de ações no Novo Mercado da Bolsa brasileira, as ações da BM e da Bovespa Holding continuarão a ser negociadas sob os códigos atuais - ou seja, BMEF3 e BOVH3, respectivamente.
Bancos
O Cade também aprovou em rito sumário a compra do banco de investimento Banco Bear Stearns pelo JP Morgan, ocorrida também este ano, em decorrência da crise do mercado de hipotecas nos Estados Unidos.