postado em 10/07/2008 16:19
Candidatos que concorreram a vagas de nível médio no concurso do Supremo Tribunal Federal (STF) realizado no último domingo (6/07) protocolaram nesta quinta-feira (10/07) representação junto ao Ministério Público Federal (MPF), pedindo a anulação do certame e a realização de novo processo seletivo para o cargo de técnico judiciário. De acordo com os concursandos, as questões da prova objetiva aplicada no domingo extrapolavam o que era pedido no edital para cargos de nível médio, e eram relativas a temas previstos no edital para o cargo de analista judiciário, de nível superior. O concurso do STF foi organizado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) da Universidadade de Brasília.
O grupo de candidatos ao cargo de técnico judiciário estava acompanhado do deputado distrital Chico Leite (PT), autor de uma lei que regulamenta a realização de concursos públicos no Distrito Federal. Chico Leite defende uma legislação análoga a nível nacional. Os concursandos e o parlamentar foram recebidos pelo procurador da República Gustavo Peçanha, que deve determinar para qual procuradoria o assunto será distribuído.
;Queremos que o MPF recomende a anulação do processo seletivo para técnico judiciário ao Cespe, e que entre na Justiça caso a recomendação não seja acatada. Queremos também a realização de um novo certame para técnico. A recepção do procurador foi positiva, e agora aguardamos uma resposta o mais rápido possível;, afirmou Chico Leite.
O militar Tiago Lima Rodrigues, 24 anos, prestou prova para técnico no domingo e estava entre os candidatos que acompanharam a entrega da representação ao MPF. Ele vinha estudando há quatro meses para o processo seletivo. ;Comprei várias apostilas e fazia exercícios em casa, lia muito. São meses de dedicação, em que você abdica de muitas coisas para estudar. A gente espera, sinceramente, que o MP tome alguma atitude;, afirmou.
Procurado pelo correiobraziliense.com.br o Cespe afirmou, por meio de sua assessoria de comunicação, que não se manifestará sobre possíveis diferenças entre o edital e o conteúdo da prova até o fim da análise recursal. O prazo para ingressar com recursos termina hoje: foi nos dias 9 e 10 de julho.
O concurso do STF teve 94.442 inscritos que concorreram a 188 vagas: 111 para analista judiciário (nível superior) e 77 para técnico (nível médio). Os salários iniciais são de R$ 5.484,08 para o primeiro cargo e de R$ 3.323,52 para o segundo