postado em 10/07/2008 18:22
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, informou nesta quinta-feira (10/07), em Hanói, capital do Vietnã, que a previsão de exportações para este ano está sendo revisada de US$ 180 bilhões para US$ 190 bilhões. A notícia foi dada durante uma coletiva em que o ministro estava presente, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Eles estiveram no Vietnã, e ainda vão Indonésia, com o objetivo de ampliar o comércio com países da Ásia. Na ocasião, o presidente defendeu a diversificação não só dos parceiros comerciais do Brasil, mas também dos produtos comercializados. Nós não estamos abrindo a cancela, nós estamos tirando duas madeiras para enxergar o mundo mais amplo do que o mundo com o qual o Brasil teve relação comercial até agora, disse Lula.
Perguntado sobre o crescimento também das importações, Lula afirmou que o crescimento desse fluxo é tão saudável quanto o aumento das exportações. De acordo com ele, 70% do que está sendo importado atualmente são máquinas e equipamentos, são coisas que significam maior capacidade de oferta amanhã, maior capacidade de produção amanhã, porque as empresas estão se modernizando, inovando tecnologicamente.
O presidente também disse que, na sua opinião, uma balança comercial é boa quando há equilíbrio e não com exportações muito maiores do que as importações, gerando um superávit muito grande para que os outros países também se sintam felizes em negociações com o Brasil. É essa divisão de venda e compra que consegue garantir o crescimento sustentável dos países, concluiu