postado em 10/07/2008 20:28
O grupo químico americano Dow Chemical anunciou, nesta quinta-feira (10/07), a aquisição do Röhm & Haas, também americano, por 18,8 bilhões de dólares, medida que levou a agência Fitch a reduzir a nota de classificação do primeiro - algo que a Moody's também pensa em fazer.
A operação deve dar origem "ao líder mundial dos produtos químicos especializados e dos materiais", resumiu o diretor-geral da companhia Dow Chemical, Andrew Liveris, em uma teleconferência.
Horas depois, porém, ambas as agências de classificação demonstraram sua preocupação com o grande aumento da dívida que essa empreitada significará para a Dow Chemical.
Redução de nota
Por isso, a nota concedida pela Fitch ao grupo Dow Chemical foi reduzida de "A-" para "BBB " e pode ser degradada ainda mais, ao término de um estudo sobre a empresa. A Moody's fez o mesmo diagnóstico sobre a dívida e deve tomar medidas similares.
Para fechar a compra do inventor do plexiglass (um tipo de acrílico), o Dow Chemical foi bastante generoso: propôs um preço de 78 dólares por ação, um bônus de 74% sobre o preço das ações da Röhm & Haas no fechamento de ontem em Nova York.
A ação da Dow Chemical perdeu 4,2%, a 32,52 dólares, nesta quinta-feira, em Wall Street, já que o mercado criticou sua generosidade.