postado em 12/07/2008 21:34
A IndyMac Bancorp Inc, banco especialista em hipotecas que ajudou a alimentar o boom imobiliário norte-americano, sofreu intervenção do governo federal hoje, em uma das maiores falências bancárias da história dos Estados Unidos. Trata-se do quinto banco a falir neste ano no país.
O banco de Pasadena, na Califórnia, tinha cerca de US$ 32 bilhões em ativos e agora se une a uma lista de bancos que entraram em colapso. A lista é encabeçada pelo Continental Illinois National Bank and Trust Co., que faliu em 1984 e tinha US$ 40 bilhões (sem calcular a inflação) em ativos.
O IndyMac era especializado em empréstimos Alt-A, um tipo de hipoteca oferecido a tomadores que não documentam totalmente suas rendas ou ativos. A companhia vendeu a maioria dos empréstimos que originou, mas manteve alguns em sua carteira. Com o aumento dos defaults, as finanças do IndyMac se deterioraram. O banco reabrirá na segunda-feira e será administrado pela Sociedade Federal de Seguro de Depósito (FIDC, na sigla em inglês).
A falência do IndyMac, nono maior provedor de hipotecas no ano passado, era um grande rumor no mercado, logo depois que o banco anunciou, no início da semana, que demitiria metade de sua força de trabalho e que suspenderia as atividades de originação de hipotecas.
A FDIC criou um "banco-ponte" para gerenciar o desmonte do IndyMac - o movimento não é usual, mas era antecipado por alguns analistas devido ao tamanho e à complexidade da instituição. As informações são da Dow Jones.