postado em 14/07/2008 15:16
O mexicano Grupo Modelo, maior fabricante de cerveja do México, afirmou nesta segunda-feira (14/07) que a legislação mexicana "dá a ele o direito de decidir" se aceita ou não a possível aquisição da Anheuser-Busch pela belgo-brasileira InBev, já que a americana é sócia minoritária da empresa mexicana.
A declaração foi feita depois que a InBev e a Anheuser-Busch anunciassem hoje que chegaram a um acordo para sua fusão, o que criará o maior grupo cervejeiro mundial e um dos cinco maiores produtores no setor alimentício.
A operação, que aconteceu após semanas de tensão, chegará a US$ 52 bilhões e vai gerar o novo grupo Anheuser-Busch InBev. A americana tem atualmente 50% de participação no grupo Modelo e 27% na empresa chinesa Tsingtao.
"O acordo que temos com a Anheuser-Busch foi elaborado cuidadosamente para assegurar que tivéssemos a decisão final na definição de nosso sócio", indicou o Grupo Modelo em comunicado enviado à Bolsa de Valores do México.
"Temos certeza que o acordo, que é regido pela legislação mexicana, nos dá o direito de decidir sobre se aceitamos ou não a possível aquisição da Anheuser-busch pela InBev", acrescentou a companhia mexicana, fabricante da cerveja Corona.
"Temos um grande respeito pela InBev e esperamos continuar nossas conversas com eles e encontrar uma solução que satisfaça as necessidades de ambas as empresas e de seus acionistas", diz o texto.
Segundo a nota, o Grupo Modelo se apóia em direitos "contratuais" que permitem que a companhia "dê seu consentimento" sobre a operação de aquisição.
A empresa mexicana reconheceu que "negociou ativamente com a InBev a respeito de como as duas empresas poderiam trabalhar juntas caso o Grupo Modelo aceite a InBev como seu sócio minoritário através da aquisição da Anheuser-Busch".
A empresa mexicana é a importadora no México das marcas Budweiser e Bud Light e da cerveja sem álcool Ou´Doul´s, produzidas pela Anheuser-Busch.
O Grupo Modelo, fundado em 1925, contava no México em 31 de dezembro de 2007 com uma participação de mercado total (nacional e de exportação) de 63%.
A empresa, que tem presença em 159 países, possui sete cervejarias em território mexicano, com uma capacidade instalada de seis bilhões de litros anuais de cerveja.