postado em 16/07/2008 15:15
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, está preocupado com o impacto das altas de preços sobre os americanos, informou a Casa Branca nesta quarta-feira (16/07) após a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) referente a junho - que mostrou alta de 1,1%, maior avanço desde setembro de 2005.
"O presidente está muito preocupado com o impacto que os altos preços estão exercendo sobre os americanos, principalmente aqueles que recebem baixos salários", disse a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.
"Temos confiança no compromisso do presidente (do Federal Reserve, o banco central americano) Ben Bernanke tanto com o crescimento econômico e em manter a inflação sob controle", afirmou.
Bernanke, por sua vez, disse hoje ao Comitê de Serviços Financeiros da Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados) que a inflação nos EUA está "muito alta" e reafirmou que a meta do banco é garantir a estabilidade de preços.
Hoje o Departamento do Trabalho informou que o CPI foi puxado para cima pelos preços da energia, que subiram 6,6%, depois de uma alta de 4,4% em maio. Já os preços dos alimentos subiram 0,8%, depois de uma alta de 0,3% em maio.
Nos 12 meses até o mês passado, a alta acumulada foi de 5% - maior avanço desde 1991. Já o núcleo do índice (que exclui os preços de energia), na mesma comparação, teve alta de 2,4%.
O Índice de Preços no Atacado (PPI, na sigla em inglês), por sua vez, subiu 1,8%. No acumulado dos 12 meses, o índice teve alta de 9,2% (dado sem ajuste sazonal), maior avanço nessa comparação desde junho de 1981.