postado em 24/07/2008 14:10
A revista britânica "The Economist" deve divulgar nesta quinta-feira (24/06) o chamado índice Big Mac. Economistas da revista convertem para dólares os preços do sanduíche coletados em diferentes países. Então, calculam a relação entre o preço do Big Mac nos EUA e o seu valor em dólares em cada país - o percentual resultante dá uma medida da relação entre as duas moedas.
O índice, criado em 1986 pela então editora da revista Pam Woodall, é baseado na teoria da Paridade do Poder de Compra (PPC), que diz que as taxas cambiais deveriam variar em direção à taxa de câmbio que iguala os preços de uma cesta de bens e serviços idênticos em cada país. No caso do índice, a cesta levada em conta pela "Economist" contém um único produto: o Big Mac.
A PPC do Big Mac é a taxa de câmbio que faria os hambúrgueres custarem o mesmo nos EUA e em todos os países. Para que o preço do sanduíche fosse equivalente em termos de paridade de poder de compra, a moeda americana teria de estar avaliada em R$ 2,02, segundo o índice.
Segundo dados preliminares divulgados pela revista, moedas fortes como a libra, o euro e o dólar canadense estão sobrevalorizadas em relação à moeda americana - o que significa que, em alguns casos, podem comprar mais de um Big Mac. Já no Japão, na China e em outros países asiáticos, o dólar ainda compra mais de um Big Mac - na China, no entanto, o yuan teve ligeira valorização em relação ao índice do ano passado.
O índice deve ser divulgado hoje às 16h (horário de Brasília).