postado em 26/07/2008 10:43
Lisboa - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (26/07), em Lisboa, que a falta de um acordo na Rodada Doha não vai ser um grande problema para o Brasil, mas vai afetar, principalmente, os países mais pobres da América Latina e da África. Apesar dos problemas na negociação, o presidente voltou a dizer neste sábado que ainda acredita no fechamento de um acordo na Rodada Doha.
;Você terá os países mais pobres sem mercado para vender os seus produtos agrícolas e, o mais grave, num momento em que se vive uma crise de alimentos, com os países mais pobres sem incentivo para produzir alimentos. Isso é que é um grande problema;, disse o presidente, após participar de uma cerimônia de anúncio da implantação de duas fábricas da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) em Portugal. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural do Belém, em Lisboa.
Segundo o presidente, a falta de acordo vai afetar os países menores, ;que precisariam de flexibilização do mercado europeu e do fim dos subsídios americanos; para colocar seus produtos nesses mercados. ;O mundo rico precisa compreender que liberdade de comércio livre significa não apenas eles quererem vender. Significa eles terem disposição de comprar;, afirmou.