postado em 28/07/2008 14:21
A Petrobras e os representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) voltam a se reunir nesta terça-feira (29/07) para discutir uma possível nova proposta para a distribuição dos dividendos da empresa. Os petroleiros ameaçam fazer greve a partir da terça-feira da semana que vem (05/08), caso a estatal não reveja sua intenção de distribuir 13% dos dividendos. Os petroleiros querem que o porcentual seja de pelo menos 18%.
Na semana passada, ocorreram três encontros sem sucesso, sendo que o último deles, na última sexta-feira (25/07) terminou depois da meia-noite. A categoria já aprovou a greve em assembléias regionais, realizadas na semana passada.
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse, no dia 25, que ainda aguarda um desfecho positivo nas negociações visando impedir a realização da greve. Apesar disso, ele disse que a estatal preparou um plano de contingência para impedir queda na produção.
No dia 14 de julho, o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF) iniciou greve de cinco dias com parada de produção e conseguiu reduzir no primeiro dia em 63 mil barris de petróleo (segundo a Petrobras) o volume produzido na Bacia de Campos, região responsável por 80% da produção brasileira, de 1,8 milhão de barris diário de petróleo.