postado em 29/07/2008 08:53
A companhia brasileira de bens de consumo Hypermarcas, dona das marcas Assolan e Assim, anunciou ontem a aquisição de quatro marcas da multinacional americana Revlon, entre elas a Bozzano, por aproximadamente US$ 104 milhões à vista. A operação faz parte da sua já conhecida estratégia de comprar nomes "adormecidos" para criar um grande grupo nacional de bens de consumo, nos moldes das gigantes Unilever e Procter & Gamble (P). Nesta segunda-feira (28/07), a Hypermarcas anunciou também a compra das marcas de gel para cabelo NY Looks e NY Radical, do empresário Alexandre Romero, por R$ 60 milhões.
Com as aquisições, o número de marcas da empresa sobe para 85, sendo 25 no setor de higiene pessoal. O objetivo da Hypermarcas, do empresário João Alves de Queiroz, o Júnior (ex-dono da Arisco), é continuar engordando esse portfólio. Na abertura de capital, em abril deste ano, a empresa disse que destinaria 60% dos R$ 600 milhões captados na Bolsa para aquisições. "Ainda temos R$ 400 milhões em caixa. Vamos comprar sempre que aparecerem oportunidades", diz o presidente da Hypermarcas, Claudio Bergamo.
Embora tenha recebido pouca atenção da Revlon nos últimos anos, a Bozzano ainda é um nome tradicional no mercado de beleza masculino. A Hypermarcas pretende ampliar a linha de produtos da marca, começando pelo relançamento das lâminas de barbear. Trata-se de um mercado que movimenta R$ 1,5 bilhão por ano e tem como líder absoluto a Gillette, da P. Bergamo não descarta também o lançamento de desodorantes, segmento do mercado masculino de beleza que mais cresce atualmente. A Hypermarcas já vende hoje os populares Très de Marchant e Avanço.
No pacote da Revlon, vieram ainda as marcas Campos do Jordão (gel para cabelo) e Acquamarine e Juvena, ambas de xampu e condicionador. "A Acquamarine é um caso clássico de marca adormecida exatamente por não ser o foco da Revlon no mundo", diz Bergamo.