Economia

Supermercados registram aumento de 8% nas vendas do semestre

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postado em 30/07/2008 13:50
Os supermercados registraram no primeiro semestre do ano um crescimento nas vendas reais de 8,66%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, melhor desempenho nos últimos cinco anos, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Apenas no mês de junho as vendas reais cresceram 7,58%, na comparação com o mesmo mês de 2007. Em relação a maio, houve queda real de 6,29%. Os índices foram deflacionados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em valores nominais, o setor apresentou em junho crescimento de 14,10%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, e queda de 5,60%, em relação a maio de 2008. No semestre alcançou alta de 14,20%. "Durante o primeiro semestre, as vendas dos supermercados apresentaram uma forte alta. O bom desempenho foi uma conseqüência de um cenário econômico favorável. Quando os supermercados vendem mais é sinal de que aconteceu um aumento de renda da população", afirmou Sussumu Honda, presidente da Abras. O presidente da Abras destaca, no entanto, que o panorama econômico do Brasil e do mundo se alterou desde a crise hipotecária norte-americana e o processo de alta no preço das commodities. "Devido às incertezas, não é possível afirmar que as vendas vão se manter nesse patamar alto durante o segundo semestre. O fundamental, para garantir o processo de desenvolvimento sustentável, é que o governo não descuide do combate à inflação", disse. Mercado O AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK Indicator para a Abras, apresentou alta nominal de 2,78% em junho, em relação ao mês anterior. Em valor real, deflacionado pelo IPCA, o índice apresentou alta de 2,04%, também em comparação com maio. Já na comparação com o junho de 2007, o AbrasMercado apresentou alta nominal de 21,79%, passando de R$ 208,38 para R$ 253,52. Em valores reais, o aumento foi de 14,83% no mesmo período. Os produtos com as maiores altas foram: feijão, com 13,95%; arroz, com 8,01%; e batata, com 7,61%. Já os produtos com as maiores quedas foram: tomate, com 7,01%; leite em pó integral, com 3,69%; e farinha de mandioca, com 2,66%.

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