postado em 05/08/2008 10:11
O presidente do BC (Banco Central), Henrique Meirelles, descartou nesta terça-feira (05/08) a possibilidade de afrouxar a política de ajustes do órgão, visando o combate à inflação. Meirelles ressaltou que o BC opta pela forma mais organizada de controle da inflação: ajustar os juros. Ele descartou a alternativa de deixar os preços mais elevados e controlar a demanda.
"Já tivemos esta experiência no Brasil. Então, não existe, a médio e longo prazo, essa alternatova de tentar manter indefinidamente um desequilíbrio via, simplesmente, aceitart inflações mais elevadas. É uma forma de ajuste desorganizadora e problemática", disse.
Meirelles participou nesta terça-feira (05/08), no Rio, da abertura do seminário Grau de Investimento - Um Novo Ciclo para o Brasil, organizado pela Aberj (Associação dos Bancos no Estado do Rio de Janeiro). Em sua palestra, Meirelles destacou o bom momento vivido pela economia do país, mencionando, especialmente, a previsibilidade. Segundo ele, isso é um dos pilares para a conquista do grau de investimento, nota dada por agências de risco para países considerados seguros.
Para Meirelles, a economia continuará com comportamento adequado para a manutenção do crescimento produtivo. "Grau de investimento significa previsibilidade. Uma economia mais previsível se torna mais atraente para os investimentos estrangeiros."