postado em 06/08/2008 08:27
Dentro de um ano e meio, Brasília deve ganhar uma fábrica da Pepsico, gigante norte-americana que produz alimentos e bebidas. O anúncio foi feito pela chairman do grupo, Indra K. Nooyi, que esteve nesta terça-feira (05/08) na cidade. O investimento pode chegar a US$ 50 milhões, com a geração de até mil empregos diretos, além de outros 5 mil indiretos. A expectativa é de que a nova unidade, que ficará no Polo JK ; em Santa Maria ; e inicialmente produzirá salgadinhos e batatinhas fritas, seja inaugurada em 21 de abril de 2010, dia em que Brasília comemorará 50 anos de fundação.
O Governo do Distrito Federal (GDF) disputava a instalação da fábrica com as cidades de Anápolis (GO) e Uberlândia (MG). As negociações começaram há um ano e incluíram a oferta de incentivos fiscais, como um desconto de até 80% no preço de uma área de 80 mil metros quadrados ; são dois terrenos contíguos no Pólo JK, ao lado de onde já funciona a União Química.
Ontem, Indra Nooyi se reuniu primeiro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às 8h, na Base Aérea ; quando o presidente embarcava para Pequim, na China. No rápido encontro, a executiva indiana, considerada pela revista Fortune a mulher mais poderosa do planeta, confirmou a Lula os investimentos da Pepsico no Brasil, que incluem ainda uma nova unidade na Bahia, a ser inaugurada no ano que vem. ;Estamos compromissados com o Brasil;, afirmou a presidente da Pepsico.
Depois, Indra Nooyi esteve com o vice-governador do DF, Paulo Octávio, no Memorial JK, onde confirmou a intenção de construir a fábrica na capital. Inicialmente, a idéia da empresa era lançar a pedra fundamental do projeto em 2010 e iniciar as obras apenas em 2011. No entanto, ao ser informada pelo vice-governador que Brasília completará 50 anos em abril de 2010, a chairman da Pepsico acabou prometendo antecipar o cronograma. Além disso, se comprometeu a vir para a inauguração da unidade. Na viagem de ontem, Indra Nooyi veio em um jatinho particular, que decolou para os Estados Unidos logo após o almoço.
De acordo com o presidente da divisão de alimentos da Pepsico no Brasil, Otto Von Sothen, inicialmente a nova unidade produzirá apenas salgadinhos, mas depois poderá expandir para outras linhas da empresa, como achocolatados e isotônicos. Sothen preferiu não confirmar o valor total do investimento. ;Isso depende da configuração da nova fábrica. Só a linha de batatas fritas custa US$ 15 milhões;, disse ao Correio. A expectativa é de que a unidade possa ser a maior da empresa na América Latina.
O grupo tem hoje 11 fábricas no Brasil, sendo 10 no eixo Sul-Sudeste, além de uma no Recife. Só a divisão de alimentos fatura R$ 3 bilhões por ano. De acordo com o presidente, além dos incentivos fiscais, outros dois fatores influenciaram na escolha pela cidade. ;A localização estratégica no país e o grande mercado consumidor. Brasília faz parte do nosso plano de expansão para o restante do país;, explicou.