postado em 07/08/2008 07:24
A Nestlé SA anunciou, nesta quinta-feira (7/08), em Zurique (Suíça), uma alta de 6% no seu lucro líquido durante o primeiro semestre. A companhia disse também que melhorou sua previsão de crescimento para 2008.
A maior empresa de alimentos e bebidas do mundo em termos de vendas - fabricante do Nescafé, refeições instantâneas Maggi e água mineral Perrier - afirmou que o lucro líquido foi conduzido pela boa demanda e alta de preços. O lucro da Nestlé totalizou 5,21 bilhões de francos suíços (US$ 4,92 bilhões) no período, comparado com os 4,92 bilhões de francos suíços no mesmo semestre de 2007. O resultado superou as expectativas dos analistas de um ganho líquido de 5,05 bilhões de francos suíços.
Os números não incluíram a contribuição da venda parcial da companhia de produtos oftalmológicos Alcon, já que estes rendimentos serão registrados no segundo semestre.
As vendas aumentaram 4% nos primeiros seis meses do ano, para 53,10 bilhões de francos suíços, ante os 51,11 bilhões de francos suíços no mesmo intervalo do ano passado e levemente abaixo das previsões dos analistas de 53,28 bilhões de francos suíços.
O crescimento orgânico, uma medida de performance acompanhada de perto pelos analistas, incluindo crescimento de volume e aumentos de preços, ficou em 8,9%, em linha com as expectativas do mercado.
A margem do lucro operacional aumentou para 13,8% no primeiro semestre, ante 13,5% do mesmo período do ano anterior, superando as expectativas dos analistas de 13,7%.
A companhia disse que prevê registrar pelo menos um crescimento orgânico em 2008 no mesmo patamar de 2007, melhorando sua previsão anterior. O crescimento orgânico foi de 7,4% em 2007. A Nestlé confirmou também que planeja aumentar sua margem do lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortizações (Ebitda). As informações são da Dow Jones.