postado em 07/08/2008 10:46
A operadora de telefonia celular TIM anunciou nesta quinta-feira (07/08) prejuízo líquido de R$ 141,997 milhões no primeiro semestre de 2008. No mesmo período do ano passado, a empresa havia registrado lucro de R$ 14,5 milhões.
Nos dados referente ao segundo trimestre deste ano, a TIM informou prejuízo de R$ 34,068, contra lucro de R$ 33,98 milhões apurados no mesmo período de 2007. Entre janeiro e março de 2008, a empresa havia contabilizado prejuízo líquido de R$ 107,9 milhões.
No comunicado divulgado hoje ao mercado, a TIM reviu para baixo as previsão para 2008. Em relação à receita líquida, a empresa estima crescimento acima de 7% (ante 9% anunciado anteriormente) e margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) entre 22% e 22,5% (contra 23% previsto). "A recuperação de resultado no segundo trimestre traz um impacto residual e final proveniente do canal televendas e da agressiva promoção de tarifa", afirma a empresa. "Todas as medidas corretivas já foram realizadas e não esperamos impactos negativos para os próximos trimestres".
A receita líquida total da TIM alcançou R$ 6,2 milhões no semestre, contra R$ 5,9 milhões apurados em igual período do ano passado, alta de 4,7%. "Como resultado de um forte tráfego e promoções de tarifa, a média mensal de minutos por cliente alcançou 100 minutos no segundo trimestre de 2008 (7% acima dos 94 minutos registrados nos dois últimos trimestres)", informa a empresa.
A companhia registrou prejuízo de R$ 115,2 milhões no resultado financeiro líquido no primeiro semestre deste ano, contra prejuízo de R$ 144,7 milhões constados nos seis primeiros meses de 2007. "Esta variação deve-se principalmente a uma queda nas despesas financeiras, devido à extinção da CPMF, menor apreciação de contingências monetárias e juros mais baixos sobre as taxas de concessão", explica no comunicado.
O Ebitda no primeiro semestre totalizou R$ 1,172 bilhão no primeiro semestre de 2008, contra R$ 1,407 bilhão alcançado nos seis primeiros meses de 2007, queda de 16,7%. A margem Ebitda fixou em 19% entre janeiro e julho de 2008, ante 23,8% no mesmo período de 2007.
Participação
No balanço divulgado hoje, a empresa informa que detém 33,8 milhões de clientes, alcançando participação de 25,4% do mercado de celulares no Brasil. Do total, 27 milhões são usuários do sistema pré-pago e 6,8 milhões do pós-pago.
"O mercado brasileiro de telefonia celular registrou um forte resultado no segundo trimestre, encerrando junho de 2008 com 133,2 milhões de linhas. A taxa de penetração atingiu 69,4%, demonstrando um crescimento constante, parcialmente justificado pelo cenário econômico positivo e contínua expansão do segmento pré-pago", disse a empresa no comunicado.