postado em 11/08/2008 19:36
Os bancos dos Estados Unidos estão restringindo desde abril a concessão de créditos a empresas e pessoas físicas, enquanto estão subindo as execuções hipotecárias e as cessações de pagamento, disse nesta segunda-feira (11/08) o Federal Reserve (Fed, banco central americano).
Em sua avaliação trimestral de empréstimos bancários, o Fed indicou que "a proporção de bancos que endureceram suas normas para o crédito sobre empréstimos ao consumidor aumentou notavelmente desde abril".
"Grandes frações de instituições dos EUA indicam que restringiram suas normas e termos sobre todas as categorias principais de empréstimos", afirma o Fed.
Segundo o índice Case-Shiller de preços de imóveis, os valores caíram 15,8% em maio, a maior baixa desde que essa agência da Standard & Poor´s começou a recolher dados, em 2001.
No primeiro trimestre deste ano, os atrasos nos pagamentos de hipotecas chegaram a 18,8% dos empréstimos pendentes, número superior em comparação com os 13,8% registrados um ano antes.
O Fed afirmou que quase 75% dos bancos americanos averiguados mostraram um endurecimento de suas normas para os empréstimos hipotecários para clientes com bom histórico de crédito. Na enquete de abril, essa proporção era de 60% .
Dos 32 bancos avaliados, quase 85% informaram que tornaram suas normas mais estritas, comparado com 75% da pesquisa anterior.