Economia

Mercado de genéricos cresce 45% e movimenta US$ 994 mi no 1° semestre

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postado em 12/08/2008 19:00
As vendas de medicamento genéricos movimentaram US$ 994,1 milhões no primeiro semestre deste ano, alta de 45,8% emd relação aos US$ 681,4 milhões do mesmo período do ano passado, segundo dados do instituto do IMS Health. Em volume, o mercado cresceu 15% no primeiro semestre de 2008. Foram comercializadas no período 128,3 milhões de unidades contra 111,5 milhões nos seis primeiros meses de 2007. O share dos genéricos em unidades encerrou o semestre em 17,1% contra 16,3% verificado no mês de junho de 2007. Em valores, também se detectou aumento na participação dos genéricos. Entre janeiro e junho de 2008, o share fechou em 14%, contra 13,3% de 2007. Segundo estudo da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos), com base nos dados do IMS Health, os brasileiros economizaram R$ 8,8 bilhões com o uso dos genéricos entre junho de 2001 a junho de 2008. A análise é feita por meio do cálculo da diferença de preço entre o medicamentos genérico e o de referencia correspondente. Ainda segundo o IMS Health, o mercado farmacêutico total também apresentou crescimento no primeiro semestre do ano. O conjunto da indústria registrou vendas de 789,4 milhões de unidades entre janeiro e junho de 2008 contra 741,9 milhões em igual período de 2007, fechando com alta de 6,4%. Pelo critério valor houve avanço de 32,9% no período. As vendas totais foram de US$ 7,4 bilhões no primeiro semestre de 2008, contra US$ 5,5 bilhões auferidos no mesmo período de 2007. Ao excluir os genéricos da avaliação, o mercado farmacêutico brasileiro apresenta crescimento de 4,9% no volume de unidades comercializadas. Foram 661 milhões no primeiro semestre deste ano contra 630,2 milhões no mesmo período de 2007. Pelo critério valor, o mercado farmacêutico total, excluindo os genéricos, apresentou evolução de 31,2% no período, movimentando US$ 6,4 bilhões no primeiro semestre de 2008 contra US$ 4,9 bilhões no mesmo período do ano passado. Bom momento econômico Para Odnir Finotti, vice-presidente da Pró Genéricos, os resultados do segmento refletem o bom momento econômico do país. "Os genéricos cresceram acima do restante da indústria que também vive um bom momento por conta do aumento da renda", afirmou. O executivo disse também que o cenário atual permite concluir que consumidores que antes estavam excluídos do mercado farmacêutico encontraram nos genéricos a porta de entrada. Projeções da Pró Genéricos indicam que o segmento deve fechar 2008 com 19% de market share em unidades.

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