postado em 14/08/2008 10:02
A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) registrou um lucro líquido de R$ 402,1 milhões no segundo trimestre, 10,4% de recuo em relação ao registrado no mesmo trimestre de 2007. Segundo a empresa, a queda no lucro ocorreu devido a um aumento de despesas com contingências, às perdas de capital com o aumento de participação em subsidiárias e a maiores despesas com imposto de renda e contribuição social.
O Ebitda (lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização) da empresa ficou em R$ 1,978 bilhão no trimestre passado, um crescimento de 7,4%.
O volume de cerveja no Brasil aumentou 3,8% no trimestre à medida que a indústria volta a crescer. A participação média de mercado da empresa no trimestre passado alcançou 67,3%, igual ao mesmo período do ano anterior.
No Brasil, a participação média de mercado no trimestre foi de 67,3% para cerveja e 17,4% para refrigerantes, não-alcoólicos e não-carbonatados.
O custo dos produtos vendidos por hectolitro aumentou 3,3% no trimestre devido ao aumento das commodities como a cevada e o milho, parcialmente compensado por ganhos decorrentes de "hedges" (proteção) feitos para açúcar e valorização de moeda.