postado em 15/08/2008 16:10
O Banco do Brasil deve concluir ainda em 2008 a aquisição dos bancos estaduais Nossa Caixa, Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) e Banco do Estado do Piauí (BEP), informou nesta sexta-feira (15/08) a direção do banco federal.
A expectativa dos executivos do banco é acertar a compra do Besc até o final de setembro e a da Nossa Caixa até o final de novembro.
"A compra do Besc deve ser feito mais rápido porque trata-se de um banco menor. Vamos tentar fazer a assembléia dos acionistas até o final de setembro", disse o vice-presidente de Finanças do BB, Aldo Mendes. Para isso, explicou, deverá ser publicado um memorando de incorporação de 15 a 30 dias antes da assembléia. Neste documento deve constar todas as informações da compra, incluindo o valor.
Por sua vez, a compra do BEP, por ser um banco pequeno, "virá no vácuo" do Besc, disse Mendes.
Nossa Caixa
Já a Nossa Caixa demorará mais porque é uma operação de compra mais complexa, disse o presidente do BB, Antônio Francisco de Lima Neto. "Tem nuances mais complicadas, como uma agenda legislativa local", disse, se referindo ao fato da compra ter de ser aprovada pela Assembléia Legislativa de São Paulo.
Além dos três bancos, o BB também já manifestou interesse na aquisição do BRB (Banco de Brasília). Mas essa compra está em nível de discussão mais embrionário, fazendo com que possa demorar mais, disse Mendes.