Economia

Microsoft e empresas de Alagoas firmam parceria

;

postado em 20/08/2008 18:45
Empresários do setor de Tecnologia da Informação participaram nesta quarta-feira (20/08) de um encontro, em Maceió (AL), para oficializar uma parceria entre a multinacional Microsoft e as micro e pequenas empresas do segmento. Durante o evento, também foram apresentados os resultados de uma pesquisa realizada com as empresas do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL/TI), que mostra, entre outras coisas, um aumento de 38,8% no faturamento das empresas.

Cerca de 150 empresários e instituições parceiras do APL participaram do encontro, onde a foi apresentado o Microsoft Partner Program (MSPP), um programa da Microsoft que ajuda as empresas do segmento a se tornarem mais rentáveis.

Por meio do programa, direcionado a empresas de todo o Brasil, a Microsoft pretende facilitar o acesso das MPE alagoanas à tecnologia da empresa e orientar os empresários para aproveitar as oportunidades de negócio no segmento. O MSPP - premiado como melhor programa de parceria do Brasil pela CRN, revista especializada em tecnologia da informação - traz uma série de benefícios que vão desde o acesso às novas tecnologias e treinamento dos funcionários das MPE à redução de custos para o licenciamento das máquinas.

;A Microsoft acredita muito no potencial das regiões Norte e Nordeste, por isso vem investindo na região;, afirmou o gerente de Desenvolvimento de Negócios da empresa, Marcelo Morais. O gestor do APL/TI, Sasha Passos explica que ;a Microsoft precisa que as empresas estejam preparadas para desenvolver seus negócios, e micro e pequenas empresas precisam de apoio para se tornarem rentáveis;.

Pesquisa

Durante o encontro também foram apresentados os dados de uma pesquisa realizada com as empresas do APL/TI para mensurar os indicadores de crescimento nos dois primeiros anos de atuação do arranjo.

A pesquisa revela que, entre 2004 e 2006, houve um aumento no faturamento médio de 38,8%. Nesse mesmo período, o número de clientes e funcionários também teve um crescimento expressivo, de 79,2% e 104%, respectivamente.

Em 2006, foi registrado ainda um aumento de 42,9% no acesso às linhas de crédito dos bancos oficiais ; Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal. Em 2004 foram concedidos cerca de R$ 600 mil em financiamentos às empresas. Já em 2006 esse valor foi de R$ 1,6 milhões.

;Esses números refletem os resultados das ações contínuas, de médio e longo prazo, realizadas pelo Sebrae e os demais parceiros do APL;, afirmou o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/AL, Roberval Cabral.

Arranjo

O Arranjo Produtivo Local Tecnologia da Informação, é um dos APL que integra o Programa para o Desenvolvimento de Territórios e Arranjos Produtivos Locais de Alagoas (PAPL), coordenado pelo Sebrae e Governo do Estado.

O APL tem como objetivo incrementar a economia digital de Maceió por meio de ações para qualificação, aumento de faturamento, competitividade e integração das empresas e organizações integrantes do arranjo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação