postado em 22/08/2008 16:04
A montadora francesa Renault informou nesta sexta-feira (22/08) que as metas estabelecidas para sua unidade no Brasil para 2009 já serão superadas neste ano, o que a fez revisar seus planos e traçar uma nova meta.
De acordo com o presidente mundial da empresa, Carlos Ghosn, a meta inicial era vender 106 mil unidades em 2009. Neste ano, no entanto, a montadora deve fechar com 130 mil veículos comercializados, e 156 mil produzidos.
Ghosn afirma que o aquecimento do mercado fez a empresa planejar, para 2010, a produção de 200 mil unidades no Brasil.
De janeiro a julho deste ano, a marca comercializou 68.904 unidades, volume que representa um crescimento de 91,6% em relação ao mesmo período de 2007.
A participação de mercado no acumulado de 2008 é de 4,3%. A Renault do Brasil é a quinta no ranking de vendas nacionais. Emergentes.
Ghosn também afirmou que os emergentes compensam a queda nas vendas de veículos nos mercados mais maduros, como Estados Unidos e Japão. Na Europa, o desempenho ficou estável em 2007, mas alguns países devem registrar queda neste ano, como Alemanha e França.
Em 2007, segundo a Renault, o mercado mundial de automóveis registrou crescimento de 7%, puxado por altas expressivas dos emergentes como os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), chegando a 69 milhões de unidades.