postado em 26/08/2008 20:21
A fabricante americana de brinquedos Mattel, proprietária da marca Barbie, ganhou sua segunda batalha judicial nesta terça-feira contra a rival MGA Entertainment, que fabrica a boneca Bratz, depois que o júri votou a favor de uma indenização de US$ 100 milhões por prejuízos.
Segundo um comunicado da gigante dos brinquedos, um tribunal da Califórnia decidiu que a Mattel deve receber uma indenização de 100 milhões de dólares por prejuízos no caso de violação de direitos relacionado à franquia das bonecas Bratz.
"A Mattel manteve esse caso, sobretudo, por princípio. Temos uma obrigação com nossos empregados e com nossos acionistas para nos defender de concorrentes que optaram por práticas injustas de negócio contra nós", declarou o presidente da companhia, Bob Eckert, em um comunicado.
No dia 18 de julho, um júri do tribunal federal do distrito central da Califórnia já havia dado ganho de causa à Mattel, que acusou o designer Carter Bryant de desenvolver a boneca Bratz enquanto ainda era funcionário da Mattel.
A linha de bonecas Bratz, lançada pela MGA em 2001, foi tão bem-sucedida que se tornou rapidamente uma concorrência perigosa para a Barbie, com lucros anuais superiores a 1 bilhão de dólares.