postado em 27/08/2008 18:28
O empresário Olavo Egydio Setubal, presidente do conselho de administração da Itaúsa, holding que controla a instituição financeira Itaú, morreu nesta quarta-feira aos 85 anos. Ele morreu por volta das 8h15, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, de insuficiência cardíaca.
O velório será realizado no Centro Empresarial Itaúsa, no Jabaquara, a partir das 16h de hoje às 10h de quinta-feira. O corpo será cremado amanhã, em cerimônia privativa para os familiares. Olavo Setubal deixa a mulher, Daisy Setubal, e os filhos Paulo, Maria Alice, Olavo Jr., Roberto, José Luiz, Alfredo e Ricardo, noras e 19 netos.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
"Olavo Setubal foi um dos grandes empreendedores brasileiros do nosso tempo. Sempre acreditou que era possível construir um futuro melhor e, neste sentido, deu uma importante contribuição ao desenvolvimento do país, especialmente na área financeira. Minhas sinceras homenagens a seus amigos e familiares.".
Márcio Cypriano, presidente do Bradesco
"Nós que somos de outra geração temos que agradecer o exemplo que ele deixou para o público, tanto na área financeira como na política, que é de um homem de perseverança e persistência. Acho que só temos que lamentar essa perda.".
Antonio Matias, vice-presidente do Itaú
"Após deixar a direção executiva (do Itaú), há dez anos, se transformou em grande conselheiro e grande líder. Ele deixou um legado ético e político para o país quando administrou a prefeitura. A sucessão do Itaú está muito bem resolvida há muito tempo."
Antônio Ermírio de Moraes, presidente do Grupo Votorantim
"O Dr. Olavo Egydio Setubal será sempre lembrado como um exemplo de uma geração de empresários brasileiros que voltaram seus olhos para os principais problemas sociais que desafiam o nosso país. Ele teve a coragem de assumir a Prefeitura de São Paulo, exatamente no período em que o Banco Itaú consolidava seu crescimento, processo capitaneado por ele. Olavo não hesitou em optar por trabalhar pelo bem da população. (...) Perdi um grande amigo pessoal. Mas o Brasil perdeu um grande patriota."
Fabio Barbosa, presidente do banco Real e Febraban
"O Brasil perde um grande brasileiro, mas fica um exemplo ímpar de profissionalismo, dedicação e valores éticos.".
Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal
"Mais do que exemplo superlativo de empreendedorismo e liderança, Olavo Setubal foi um brasileiro da mais alta envergadura, cujas preocupações não se apartavam do desenvolvimento e da inserção do país no lado progressista do mundo. O Brasil se despede de um cidadão de primeira grandeza, cuja memória evocará sempre descortino, entusiasmo, benemerência e fidalguia.".
Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp
"Perdemos um dos nossos mais dignos exemplos de homem capaz de - com a mesma ética, coragem, visão empreendedora e força de trabalho -, exercer atividades e realizar projetos vencedores, beneficiando o povo e o Brasil, tanto na iniciativa privada quanto na vida pública. Olavo Setubal deixa-nos a certeza de que o seu passado de bons exemplos não pode ser jamais esquecido.".
Edemar de Souza Amorim, presidente do Instituto de Engenharia
"Olavo Setúbal foi um excelente homem de negócios e um dos melhores prefeitos de São Paulo. Como profissional da engenharia sempre esteve presente nas atividades ligadas à sua formação. Foi sócio do Instituto de Engenharia desde o ano de sua formatura, 1945. Em 1978 recebeu o título de Eminente Engenheiro do Ano. Foi um exemplo de visão empreendedora.".
Pedro Moreira Salles, presidente do Unibanco
"Olavo Setubal foi um dos pilares da geração que edificou o sistema financeiro brasileiro. Fez isso com a mesma dedicação com que se atirou às funções de homem público, seja na Prefeitura de São Paulo, seja no papel de chanceler, que exerceu no momento em que o país vivia sua reabertura política e econômica. Por isso, seu legado vai além das realizações do conglomerado Itaú, hoje muito bem administrado por sucessores que tiveram nele sua principal fonte de inspiração. Se os bancos brasileiros são vistos em todo o mundo como modelo de solidez e inovação, muito dessa reputação se deve à filosofia de trabalho do doutor Olavo.".
Lázaro de Mello Brandão, presidente do Conselho de Administração do Bradesco
"Olavo Setubal marcou o cenário empresarial brasileiro com excelsa atuação. Deu importante contribuição na área política. Sua morte reaviva reflexões do lastro que engrandeceu nossa sociedade.".
Claudio Lembo, ex-governador de São Paulo
"Nesses últimos dias de vida, ele estava muito tranqüilo e contente porque, felizmente, o Brasil estava dando certo. Ele era alguém que acreditava profundamente no Brasil e no povo brasileiro.".
Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo
"Olavo Setúbal foi um dos grandes prefeitos da história da cidade de São Paulo. Para todos que militam na vida pública, ele é uma referência, por seu caráter, idoneidade e pela sua formação. Os cargos que ocupou na vida pública, exerceu com muito espírito público e seriedade, seja como prefeito seja como ministro das Relações Exteriores. O Brasil perde um grande homem, um grande empresário, um grande homem público. Quero manifestar também, em nome da cidade de São Paulo, os sentimentos de solidariedade a sua família.".
Marta Suplicy
"Ele foi um grande empreendedor e uma pessoa que foi sensível quando foi prefeito [de São Paulo]. Fez obras importantes como o Parque do Carmo e o Aricanduva e se preocupou com a mobilidade urbana. Foi uma pessoa de respeito.".
Paulo Maluf, deputado pelo PP de São Paulo
"Eu perdi um amigo, e São Paulo e o Brasil perderam um de seus grandes homens públicos. Olavo Setubal, que foi prefeito de São Paulo e ministro das Relações Exteriores, teria sido, sem dúvida, um excelente Presidente da República.".
Grupo Santander
"Hoje, o Brasil perdeu um expoente profissional da vida política e financeira do país. Olavo Egydio Setubal exerceu papel determinante enquanto banqueiro a frente do Itaú e também como político na gestão da Prefeitura de São Paulo e no governo Sarney. Setubal contribuiu muito na evolução do mercado financeiro. O vozeirão forte e frases de efeito vão ficar em nossa memória como referência de perseverança e determinação.".
Luiz Flávio Borges D´Urso, presidente da OAB-SP
"Em cada atividade que desenvolveu, tanto na vida pública quanto na empresarial, Olavo Egydio Setubal demonstrou ser um homem com grande capacidade de trabalho, um exemplo duradouro de competência, ousadia e liderança a ser seguido pelas futuras gerações. Como empreendedor, deixa um legado de sucessos, na fundação e administração de empresas, e na condução de instituições financeiras, que se expandiram alcançando destaque no plano nacional e internacional.".
Sérgio Guerra, senador e presidente nacional do PSDB
"A integridade pessoal, política e empresarial foi um traço marcante da vida de Olavo Setubal. Prefeito de São Paulo, ele voltou sua administração para a periferia da cidade e os abandonados pelo progresso. Em 1982, incorporou-se àqueles que lutavam pela redemocratização do país. (...) Ministro das Relações Exteriores, cuidou da recuperação da imagem do nosso país no exterior após 21 anos de autoritarismo. O Brasil perdeu um grande homem público e um patriota.".