postado em 27/08/2008 20:28
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou investimentos de US$ 23 bilhões no país de 2008 a 2011. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27/08) pelo presidente da associação, Jackson Schneider, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.
De acordo com Schneider, os recursos das montadoras e autopeças vão para pesquisas, desenvolvimento de produtos e aumento da capacidade produtiva. ;A decisão de investimento é baseada no mercado brasileiro, na possibilidade de crescimento, na confiança da indústria e em relação à estabilidade dos processos regulamentares.; Dezenove das 27 filiadas à associação participaram da reunião, que contou com a participação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
No encontro com Lula, Schneider avisou que o setor deve crescer menos nos próximos meses em relação aos anteriores. Porém, afirmou, a queda não assusta as montadoras, pois se trata, segundo ele, de ajustes do mercado e não da chegada de uma crise. Em julho, destacou, o setor fechou com crescimento de cerca de 33% e em agosto o porcentual deve ficar bem abaixo desse patamar.
;Cresce (o mercado), mas cresce menos, representando uma acomodação natural do mercado. É totalmente aceitável;, disse, garantindo aumento das vendas até o final do ano e em 2009.
Os representantes da Anfavea estiveram antes com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que lhes assegurou que não há previsão de aumento da carga tributária para as montadoras.
As montadoras informaram os futuros investimentos um dia antes da reunião ampliada do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), quando Lula dará visibilidade aos investimentos públicos e privados em andamento. São esperados no Planalto empresários, políticos e lideranças sociais.