postado em 28/08/2008 10:04
A economia americana registrou um crescimento de 3,3% no segundo trimestre deste ano, após revisão do dado preliminar divulgado no mês passado - que havia mostrado uma expansão de 1,9%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28/08) pelo Departamento do Comércio.
O resultado também superou as projeções dos economistas, que previam um reajuste para 2,7%. O crescimento de 3,3% se segue a um trimestre de desempenho econômico fraco, com expansão de apenas 0,9%; foi também o maior crescimento desde o terceiro trimestre do ano passado, quando houve uma expansão de 4,8%.
Mesmo com o dado de hoje, a expectativa para os próximos dois trimestres deste ano é de crescimento fraco. Em fevereiro deste ano o governo aprovou um pacote de estímulo, de US$ 168 bilhões, na forma de envios de cheques aos contribuintes, para serem usados para consumo a fim de fazer avançar a economia do país, até então em risco de cair em recessão. Os cheques começaram a ser enviados em abril.
Com o fim dos envios de cheques, o consumo deve sofrer uma redução - e o consumo é um fator crucial na economia americana, respondendo por cerca de 70% de toda a atividade econômica do país.
Desde o ano passado, a economia americana entrou em um processo significativo de desaceleração, devido às crises nos mercados imobiliário, de crédito e de hipotecas de risco (chamadas de "subprime").