postado em 28/08/2008 21:38
A comissão interministerial que analisa o novo marco regulatório para exploração de petróleo na camada pré-sal vai adiar em duas semanas o prazo final para análise do modelo utilizado em outros países. O previsto era encerrar os trabalhos em 16 de setembro e entregar o relatório dia 19.
Nesta quinta-feira (28/08), foi realizada a última reunião de análise de modelos de exploração de outros países. Agora, a comissão começará a montar as propostas que serão levadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais cedo, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a comissão pensa em fazer uma lista para entregar ao presidente. Depois, a decisão caberá a ele.
Investimentos
Pela manhã, em reunião no Palácio do Planalto, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, informou que a estatal vai investir US$ 112,4 bilhões entre 2008 e 2012 dentro e fora do país. Tal montante não considera, no entanto, o dinheiro que será necessário para explorar as reservas de petróleo na camada pré-sal, que vai exigir muito mais investimentos. "Os volumes encontrados provavelmente serão volumes muito grandes e vão exigir uma adaptação especial. Não poderemos persistir com essa tecnologia conhecida e teremos de evolui para viabilizar a produção nessa região", disse Gabrielli.