postado em 29/08/2008 14:12
O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Ronaldo Sardenberg, anunciou nesta sexta-feira (29/08) que 12 empresas de telefonia aderiram a um plano de contingência proposto pela agência para a implementação da portabilidade, que começa na próxima segunda-feira em alguns locais do país.
Sardenberg não quis revelar quais são as empresas, mas disse que são as companhias que mais apresentaram problemas durante os testes para a portabilidade numérica (possibilidade de trocar de operadora fixa ou móvel e manter o número).
O plano terá as ações de emergências que cada operadora deverá fazer caso tenha problemas com a migração de clientes que desejam manter os números.
Reportagem da Folha publicada nesta sexta mostra que, embora 85% dos testes apresentem sucesso, Oi (fixa), Sercomtel (fixa e móvel) e Telefônica apresentaram falhas. Em testes realizados no dia 25, os maiores índices de falhas foram provocados pela Oi (fixa), responsável por 42% das panes, pela Sercomtel (fixa) (33%) e pela Telefônica (27%).
"Negociamos caso a caso, mas o importante é que há um compromisso das empresas e que as medidas de contingência são exeqüíveis", afirmou Sardenberg.
O presidente não quis polemizar com as empresas, mas disse que a maioria dos testes está dando certo e que alguns já alcançam uma taxa de 90% de sucesso.
"Nossa opinião é de que é factível fazer. Não é um drama, o importante é que comece a funcionar o sistema", concluiu.