Economia

No segundo dia da portabilidade, 817 pedem para mudar de operadora

;

postado em 02/09/2008 19:58
No segundo dia da portabilidade numérica, 817 clientes pediram para mudar de operadora de telefonia e manter o número, segundo informações da ABR Telecom, entidade administradora da portabilidade no Brasil. O número foi registrado até as 17h21 de hoje. Ontem, até a meia noite, foram feitos 1.176 pedidos. Do total registrado hoje, 563 foram pedidos de clientes da telefonia móvel e 254 de telefones fixos. De acordo com a ABR, o segundo dia não registrou nenhum problema. Goiás foi o Estado com o maior número de pedidos, 222. Em Mato Grosso do Sul foram feitas 206 solicitações e, no Espírito Santo, 94. Em São Paulo, foram registradas 53 solicitações no DDD 17 e 50 no DDD 14, todos de clientes de operadoras de celular. A portabilidade custa R$ 4, mas algumas empresas anunciaram que não cobrarão pelo serviço. Na primeira etapa da portabilidade, 17 milhões de clientes poderão fazer a migração. São eles os moradores de Avaré, Bauru, Lins e Marília (DDD 14) e Barretos, Catanduva, Santa Rita D´Oeste, São José do Rio Preto (DDD 17), em São Paulo, além dos DDDs 27, no Espírito Santo, 37, em Minas Gerais, 43, no Paraná, 62, em Goiás, 67, no Mato Grosso do Sul e 86, no Piauí. Para o restante do país, o serviço será implementado até fevereiro de 2009. Como mudar Para ter acesso à portabilidade, o consumidor não precisará falar com a sua operadora atual. Ele deverá procurar a nova operadora, para a qual quer migrar, e apresentar o pedido, além de documentos pessoais. A regra vale mesmo para os consumidores que possuem contrato de fidelidade com a sua atual operadora. Então, a nova empresa entrará em contato com a empresa antiga e o consumidor receberá, na sua casa, uma conta com as ligações que ainda não foram pagas e, caso esteja previsto em contrato, a multa pelo rompimento da fidelidade. O processo será feito em cinco dias, mas o telefone continuará funcionando nesse período. A Anatel permite um período de transição de no máximo duas horas, em que o telefone poderá ficar mudo. Qualquer problema acima desse prazo, o consumidor deverá comunicar à nova operadora. Para a telefonia celular, o consumidor poderá pedir a portabilidade dentro do mesmo DDD - o serviço ainda não será possível fora desta área. O consumidor pode ainda mudar de pré-pago para pós-pago ou vice-versa e manter o número. Já na telefonia fixa, o consumidor só poderá manter o número se for dentro da mesma cidade ou da mesma localidade - região em que é possível fazer ligação local. No caso do telefone fixo, é possível ainda mudar de endereço, dentro de uma mesma operadora, e manter o número.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação