postado em 04/09/2008 21:09
Recanto das Emas e Riacho Fundo I foram as regiões administrativas escolhidas nesta quinta-feira (4/09) pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) como alvo da operação De Olho nos Bancos, que visa principalmente fiscalizar o cumprimento, no DF, da lei distrital 2.547/00, a Lei das Filas. Foram fiscalizadas a agência central do Banco de Brasília no Recanto das Emas e o Banco do Brasil de Riacho Fundo I. Só o BB foi autuado.
Foi constatada, na agência, inadequação nas senhas distribuídas ao consumidor. Elas não tinham impressos a data e o horário para facilitar o controle da Lei das Filas, que estipula que o atendimento ao público seja feito em até 30 minutos em dia de recebimento de salários e pagamento de concessionárias de água, luz e telefone; e em até 20 minutos em dias normais.
Com esse resultado chega a 18 o número de instituições financeiras autuadas em quatro dias de operação.Os bancos têm 10 dias para apresentar sua defesa, e, caso a justificativa não seja aceita pelo Procon DF será aberto processo administrativo para expedição de multa que varia de R$ 2120 a R$ 3,19 milhões. A operação prossegue até o final da semana que vem. O telefone do Procon-DF para orientação e denúncias é 151.