postado em 08/09/2008 13:12
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (08/09) uma ampla operação para combater a prática de crimes tributários no DF. Após cerca de um ano de investigação, a Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária (DOT) conseguiu identificar uma quadrilha que agia na rede de panificadora Pão Dourado, que possui sete lojas no DF. Seis pessoas foram detidas em uma operação simultânea. Os valores sonegados pelo bando serão revelados somente após uma auditoria fiscal.
A operação foi batizada de ;Joio do Trigo; e envolveu 60 agentes, além de 23 auditores fiscais da Secretaria de Fazenda. De acordo com as apurações, os comerciantes declaravam uma quantia mínima dos valores movimentados. O restante era fraudado por um programa criado para sonegar os gastos. Parte dos dados está armazenado nos computadores apreendidos. Também foram recolhidas notas fiscais e planilha de gastos nas casas dos empresários.
O delegado chefe da DOT, Gilberto Alves Ribeiros, acredita que os sonegadores podem ter agido com a colaboração de outros grupos. ;A sonegação no comércio em geral ocorre de forma conjunta. Mas ainda precisamos investigar para afirmar se há outras quadrilhas envolvidas;, observou.
As pessoas detidas irão responder pelo crime de sonegação fiscal. Se condenados na Justiça, os acusados poderão pegar de um a cinco anos de prisão.