postado em 09/09/2008 11:11
Os cerca de 4 mil metalúrgicos da fábrica da Volkswagen/Audi em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, decidiram hoje encerrar a greve iniciada na segunda-feira da semana passada (dia 1º), durante assembléia realizada esta manhã.
Eles aceitaram a proposta da empresa de reajuste de 11%, a serem aplicados a partir de novembro. Além disso, vão receber um abono salarial de R$ 2 mil, que será pago na próxima segunda-feira (dia 15). Os dias parados serão descontados do banco de horas dos trabalhadores.
Entre as três principais montadoras instaladas no Paraná, apenas a Volks ainda continuava em greve. Na Volvo, a paralisação encerrou-se na última terça-feira (2/09), com a aceitação de reajuste salarial de 10% a partir de setembro e abono de R$ 1,5 mil. Na Renault, ela se estendeu até a sexta-feira passada (5/09), quando os trabalhadores aceitaram proposta semelhante à da Volvo.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, a Volks deixou de produzir aproximadamente 5,1 mil veículos no período de greve.