postado em 10/09/2008 12:38
Os números positivos do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados nesta quarta-feira (10/09) levaram o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a rever para cima a previsão de crescimento da economia brasileira.
"Foi um resultado muito bom, com um crescimento de 6,1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Isso significa que a economia brasileira deve terminar o ano de 2008 com um crescimento entre 5% e 5,5%, portanto, um pouco maior do que aquele que nós estávamos prevendo", afirmou Mantega. A previsão anterior era de uma expansão de 5%. Para 2009, foi mantida a estimativa de 4,5%.
Segundo o ministro, o impacto do aumento dos juros promovido desde abril pelo Banco Central ainda não se refletiu na economia no primeiro semestre. Ele prevê que essa desaceleração só deve se verificar neste segundo trimestre.
Mantega destacou também o fato de a economia estar crescendo em um momento em que há desaceleração da inflação. "Nós estamos crescendo com uma qualidade maior do que em outros períodos. Em primeiro lugar, porque está havendo um crescimento com uma desaceleração da inflação. Por isso que é um crescimento sustentável", afirmou.