postado em 12/09/2008 13:47
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (12/09) que o crescimento econômico do país é "consistente" e será puxado pela exploração do petróleo da camada pré-sal.
Em solenidade em homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek, que completaria 106 se estivesse vivo, Lula reafirmou que os recursos do pré-sal serão usados para acelerar a "revolução da educação" feita por seu governo.
"O Brasil reaprendeu a crescer e o faz hoje em condições de grande consistência. A descoberta do pré-sal é uma nova locomotiva que dá ainda mais força a um comboio que já está em marcha de forma consistente", disse o presidente no discurso. "Tivesse emergido em outros tempos, talvez esse patrimônio fosse alienado às liquidações impostas pelo estrangulamento interno."
O presidente reforçou os investimentos que serão feitos na indústria naval para permitir a exploração da camada pré-sal, como a compra de 200 embarcações. "Juscelino Kubitschek, lá de cima, estará rindo pelo que está acontecendo com a indústria naval brasileira", disse Lula, afirmando que seu governo decidiu reverter o "desmonte" com a nacionalização da plataforma P-52. Ainda em homenagem a Kubitschek, o presidente Lula disse que os candidatos deveriam seguir o exemplo do ex-presidente para cometer menos erros.
"Poucos políticos foram tão achincalhados, tão agredidos verbalmente, tão ofendidos como Juscelino Kubitschek. Entretanto, esse homem nunca levantou a voz. A História, como Deus escreve certo por linhas tortas, precisou de algumas décadas para fazer justiça ao que representou Kubitschek para o nosso país", disse.