postado em 12/09/2008 14:48
Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (12/09) mostra que a maioria dos brasileiros ainda têm receio de comprar computadores na internet. O estudo, realizado pela Intel, aponta que apenas 19% dos consumidores finalizam a compra pela rede e 93% não abrem mão de visitar uma loja física antes de se decidir pela aquisição.
"Eles preferem ir às lojas para obter conhecimento técnico sobre o produto e também para ver uma demonstração. Querem ter certeza de que o equipamento que estão comprando é fácil de usar e não dá problemas", afirma Elber Mazaro, diretor de marketing da Intel, em nota.
O método de compra dos brasileiros difere bastante do utilizado por consumidores em países ricos. De acordo com a pesquisa, nos Estados Unidos 47% das pessoas adquirem PCs por meio da internet - no Reino Unido, esse índice é de 37%.
O índice de consumidores que dizem ir até uma loja para verificar a máquina também é maior no Brasil. Enquanto no país esse percentual é de 93%, nos Estados Unidos o índice é de 81% e no Reino Unido, 79%.
"Nos países emergentes como China, México e Brasil, a cultura de ver o computador pessoalmente é muito forte e por isso o volume de negócios on-line não tem um percentual muito alto. No México, apenas 11% dos entrevistados compraram seus computadores em lojas virtuais", diz Mazaro.